CRISTO, O CONSAGRADO
Mas, que significa dizer,
os cristãos foram consagrados?
Que tipo de unção receberam?
Para descobri-lo,
temos que partir de Jesus,
que é o primeiro consagrado,
aquele ao qual tendiam todas as consagrações
conferidas na antiga aliança.
O próprio nome Messias,
em grego, Christós
e para nós
Cristo,
significa Ungido,
Consagrado.
Nele ocorreu a passagem da letra
ao Espírito,
das figuras à realidade,
do externo e do temporal ao interno
e ao externo.
Jesus faz suas
as palavras de Isaias
e declara,
"O espírito do Senhor
está sobre mim, porque me ungiu"
(Lc 4,18a).
O momento ao qual Jesus se refere,
com essas palavras,
é o do batismo, no Jordão, quando
"Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o
Espírito Santo e com o poder"
(At 10,38a).
Considerado em si mesmo,
é dessa unção que deriva o nome
de Cristo:
"Cristo porque ungido pelo Pai
com o Espírito Santo",
explica Tertuliano.
Trata-se de uma ação da qual
participa toda a Trindade,
"No nome de Cristo,
subtende-se aquele que ungiu,
aquele que foi ungido e
a própria unção
com que foi ungido.
De fato, o Pai ungiu,
o Filho foi ungido,
enquanto o Espírito Santo
era a própria Unção"
(Santo Irineu).
O Pai consagra,
Jesus é consagrado e o
Espírito Santo é a consagração.
Aparece em plena luz
o papel do Espírito Santo na consagração.
É ele aquela óleo de júbilo
com o qual foi ungido
"o mais belo entre os filhos do homem"
(cf. Sl 44,8).
Mas que significa isso
e por que somente no Jordão,
aos trinta anos de idade,
Jesus foi consagrado?
Jesus estava certamente,
cheio de Espírito Santo
desde seu nascimento de Maria!
Verdade, sim, mas
essa era sua graça pessoal, incomunicável,
porque ligada a união hipostática
entre o verbo e a carne.
No batismo Jesus
é ungido ou consagrado
também como cabeça do Corpo Místico,
tendo em vista a missão que deve cumprir;
recebe a unção que deve transmitir
ao seu corpo, que é a Igreja.
É ungido como Messias,
recebe uma espécie de
investidura oficial.
Ouçamos essa profunda verdade
dos mais antigos mestres da fé
que foram os Padres da Igreja,
para não mais nos contentarmos
com mortiças práticas devocionais,
mas sermos nutridos com alimento sólido.
"O Senhor",
escreve Santo Inácio de Antioquia,
"recebeu sobre sua cabeça
uma unção profunda,
para exalar sobre a Igreja a
incorruptibilidade".
Santo Irineu esclarece,
"O Espírito de Deus desceu sobre Jesus
e o ungiu,
para que pudéssemos alcançar a
plenitude de sua unção e
sermos assim salvos".
Outro grande doutor, Santo Atanásio,
exprime a mesma convicção, dizendo:
"Era a nós que se destinava
a descida do Espírito Santo sobre
Jesus no Jordão.
Ela é a nossa santificação,
para que fôssemos partícipes da
Sua Unção, e
de nós se pudesse dizer,
'não sabeis que sois templo de Deus
e que o Espírito Santo habita em vós?'".
Se, porém...
Cristãos, isto é, consagrados.
O batismo é o ritual
pelo qual, passamos a fazer
parte dessa unção consagrante
que na origem, quando era administrado,
geralmente, para adultos,
havia um ritual especial chamado unção,
que exprimia, particularmente,
esse significado do sacramento.
Ritual permanece até hoje a complementar
A esse ritual,
Nenhum comentário:
Postar um comentário