terça-feira, 22 de janeiro de 2008

CRISTO, O CONSAGRADO





Mas, que significa dizer,

os cristãos foram consagrados?

Que tipo de unção receberam?

Para descobri-lo,

temos que partir de Jesus,

que é o primeiro consagrado,

aquele ao qual tendiam todas as consagrações

conferidas na antiga aliança.

O próprio nome Messias,

em grego, Christós

e para nós

Cristo,

significa Ungido,

Consagrado.

Nele ocorreu a passagem da letra

ao Espírito,

das figuras à realidade,

do externo e do temporal ao interno

e ao externo.

Jesus faz suas

as palavras de Isaias

e declara,

"O espírito do Senhor

está sobre mim, porque me ungiu"

(Lc 4,18a).

O momento ao qual Jesus se refere,

com essas palavras,

é o do batismo, no Jordão, quando

"Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o

Espírito Santo e com o poder"

(At 10,38a).

Considerado em si mesmo,

é dessa unção que deriva o nome

de Cristo:

"Cristo porque ungido pelo Pai

com o Espírito Santo",

explica Tertuliano.

Trata-se de uma ação da qual

participa toda a Trindade,

"No nome de Cristo,

subtende-se aquele que ungiu,

aquele que foi ungido e

a própria unção

com que foi ungido.

De fato, o Pai ungiu,

o Filho foi ungido,

enquanto o Espírito Santo

era a própria Unção"

(Santo Irineu).

O Pai consagra,

Jesus é consagrado e o

Espírito Santo é a consagração.

Aparece em plena luz

o papel do Espírito Santo na consagração.

É ele aquela óleo de júbilo

com o qual foi ungido

"o mais belo entre os filhos do homem"

(cf. Sl 44,8).

Mas que significa isso

e por que somente no Jordão,

aos trinta anos de idade,

Jesus foi consagrado?

Jesus estava certamente,

cheio de Espírito Santo

desde seu nascimento de Maria!

Verdade, sim, mas

essa era sua graça pessoal, incomunicável,

porque ligada a união hipostática

entre o verbo e a carne.

No batismo Jesus

é ungido ou consagrado

também como cabeça do Corpo Místico,

tendo em vista a missão que deve cumprir;

recebe a unção que deve transmitir

ao seu corpo, que é a Igreja.

É ungido como Messias,

recebe uma espécie de

investidura oficial.

Ouçamos essa profunda verdade

dos mais antigos mestres da fé

que foram os Padres da Igreja,

para não mais nos contentarmos

com mortiças práticas devocionais,

mas sermos nutridos com alimento sólido.

"O Senhor",

escreve Santo Inácio de Antioquia,

"recebeu sobre sua cabeça

uma unção profunda,

para exalar sobre a Igreja a

incorruptibilidade".

Santo Irineu esclarece,

"O Espírito de Deus desceu sobre Jesus

e o ungiu,

para que pudéssemos alcançar a

plenitude de sua unção e

sermos assim salvos".

Outro grande doutor, Santo Atanásio,

exprime a mesma convicção, dizendo:

"Era a nós que se destinava

a descida do Espírito Santo sobre

Jesus no Jordão.

Ela é a nossa santificação,

para que fôssemos partícipes da

Sua Unção, e

de nós se pudesse dizer,

'não sabeis que sois templo de Deus

e que o Espírito Santo habita em vós?'".

Se, porém...
















Cristãos, isto é, consagrados.




O batismo é o ritual


pelo qual, passamos a fazer


parte dessa unção consagrante


que na origem, quando era administrado,


geralmente, para adultos,


havia um ritual especial chamado unção,


que exprimia, particularmente,


esse significado do sacramento.


Ritual permanece até hoje a complementar


A esse ritual,


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